segunda-feira, 26 de maio de 2014

Reunião GREB-SUBEB no CEM 03

O CEF 07 esteve, nesta segunda-feira, 26 de maio, na reunião da GREB-SUBEB sobre Gestão Democrática. 
A professora Edileuza (Subsecretária de Educ. Básica) falou aos diretores e vices, supervisores e coordenadores das escolas de Ceilândia sobre a importância do diálogo e da participação de toda a comunidade escolar para a construção de uma escola melhor.
Estamos no caminho.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

NÃO FAZ MAL...

Canja de galinha e um pouco de diversão não faz mal a ninguém!!!
Passeio dos alunos do EJA - Interventivo do CEF 07 de Ceilândia.
Diversão pura.








quarta-feira, 21 de maio de 2014

Apresentação do PPP CEF 07 - 2014

Nesta quarta-feira, 21 de maio, foi feita apresentação à comunidade do Projeto Político Pedagógico 2014 (PPP) do Centro de Ensino Fundamental 07 de Ceilândia. Contamos com a presença de pais e alunos, além dos professores. A abertura foi feita pela Diretora Rita de Cássia dando as boas vindas aos presentes. Em seguida a vice-diretora Andréia Lima fez um resumo do histórico da escola, desde sua fundação em 02 de outubro de 1975 aos dias de hoje. Falou ainda sobre os principais objetivos e projetos da escola, bem como de sua função social, a saber:
FUNÇÃO SOCIAL
         O CEF 07 de Ceilândia entende a educação como processo de desenvolvimento integral do estudante,  e assim sendo,  a escola é espaço de múltiplas funções: INSTRUIR; AVALIAR; ORIENTAR; CUIDAR; ACOLHER; COORDENAR; GERIR.
            A instrução /formação leva  à transformação, visto que a escola aproveita a “ bagagem “ do aluno e a partir da aprendizagem ativa ele encontra a mudança. A avaliação é intrínseca à aprendizagem, é o alimento da dinâmica pedagógica. Como ser multidimensional, a escola considera as dimensões psíquica e afetiva do estudante, então entram em cena o cuidado e a acolhida. Em toda atividade escolar estão presentes a articulação, a coordenação, a organização, o estudo e o preparo. E para orquestrar todo esse trabalho temos como mola-mestra a gestão.
            A função social do CEF 07 é promover a educação e a inclusão para oferecer ao estudante sua formação integral e a vivência plena da cidadania.

Falou ainda sobre os princípios orientadores do trabalho realizado em nossa escola:

PRINCÍPIOS ORIENTADORES

A equipe pedagógica do CEF 07 tem como princípios norteadores do seu trabalho: CIDADANIA, DIVERSIDADE e SUSTENTABILIDADE. A CIDADANIA é o eixo orientador responsável pela contextualização da aprendizagem, pois a realidade é a base do processo educacional. O princípio da  DIVERSIDADE está relacionado à qualidade que deve ter nosso atendimento  e à INCLUSÃO em seu sentido universal. A SUSTENTABILIDADE abrange as dimensões física, mental e social, pois seu foco é diverso – recursos humanos, materiais, financeiros – é a consciência atuante e tomando forma na prática pedagógica.
(PPP CEF 07)

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Um olhar sobre a violência no Brasil

A palavra violência deriva do Latim ''violentia'' que significa ''veemência'', ''impetuosidade''. Ou seja, a violência se manifesta pela opressão, o abuso da força. É o constrangimento exercido sobre uma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer algo. Existem diversas formas de violência, em seus mais variados contornos.

A violência no Brasil é algo muito associado ao histórico da constituição da sociedade brasileira, por fatos como escravidão, colonização mercantilista, coronelismo, oligarquias e um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático. Mas esses fatos não servem para explicá-la em sua totalidade, pois há mais fatores que colaboram para a manutenção dessa prática. Um exemplo, é o poder público que mostra-se ineficaz e despreparado para enfrentar essa calamidade social.

Violência não existe só nas camadas mais baixas, ela cresce com a conivência de grupos das polícias, representantes do Legislativo de todos os níveis, inclusive, de autoridades do poder judiciário. As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas.

Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência. 

Após a perda de uma colega de escola, os alunos do CEF 07 vieram para uma aula especial sobre violência e mandaram seus recados.





sexta-feira, 16 de maio de 2014

Adeus... A Deus...

HUMANO AMOR DE DEUS
Homenagem do nosso amigo  Augusto Cesar, da direção e de todos os professores e alunos a nossa querida Drielly Souza.
Fiquemos todos na PAZ DE CRISTO!




Há horas em nossa vida que somos tomados por uma enorme sensação de inutilidade, de vazio. Questionamos o porquê de nossa existência e nada parece fazer sentido. Concentramos nossa atenção no lado mais cruel da vida, aquele que é implacável e a todos afeta indistintamente: as perdas do ser humano.
Ao nascer, perdemos o aconchego, a segurança e a proteção do útero. Estamos, a partir de então, por nossa conta. Sozinhos. Começamos a vida em perda e nela continuamos.
Paradoxalmente, no momento em que perdemos algo, outras possibilidades nos surgem. Ao perdermos o aconchego do útero, ganhamos os braços do mundo. Ele nos acolhe: nos encanta e nos assusta, nos eleva e nos destrói. E continuamos a perder e seguimos a ganhar.
Perdemos primeiro a inocência da infância. A confiança absoluta na mão que segura nossa mão, a coragem de andar na bicicleta sem rodinhas porque alguém ao nosso lado nos assegura que não nos deixará cair… E ao perdê-la, adquirimos a capacidade de questionar. Por quê? Perguntamos a todos e de tudo. Abrimos portas para um novo mundo e fechamos janelas, irremediavelmente deixadas para trás.
Estamos crescendo. Nascer, crescer, adolescer, amadurecer, envelhecer, morrer.
Vamos perdendo aos poucos alguns direitos e conquistando outros. Perdemos o direito de poder chorar bem alto, aos gritos mesmo, quando algo nos é tomado contra a vontade. Perdemos o direito de dizer absolutamente tudo que nos passa pela cabeça sem medo de causar melindres. Assim, se nossa tia às vezes nos parece gorda tememos dizer-lhe isso.
Receamos dar risadas escandalosamente da bermuda ridícula do vizinho ou puxar as pelanquinhas do braço da vó com a maior naturalidade do mundo e ainda falar bem alto sobre o assunto. Estamos crescidos e nos ensinam que não devemos ser tão sinceros. E aprendemos. E vamos adolescendo, ganhamos peso, ganhamos, seios, ganhamos pelos, ganhamos altura, ganhamos o mundo.
Neste ponto, vivemos em grande conflito. O mundo todo nos parece inadequado aos nossos sonhos. Ah! Os sonhos!!! Ganhamos muitos sonhos. Sonhamos dormindo, sonhamos acordados, sonhamos o tempo todo.
Aí, de repente, caímos na real! Estamos amadurecendo, todos nos admiram. Tornamo-nos equilibrados, contidos, ponderados. Perdemos a espontaneidade. Passamos a utilizar o raciocínio, a razão acima de tudo. Mas não é justamente essa a condição que nos coloca acima (?) dos outros animais? A racionalidade, a capacidade de organizar nossas ações de modo lógico e racionalmente planejado?
E continuamos amadurecendo, ganhamos um carro novo, um companheiro, ganhamos um diploma. E desgraçadamente perdemos o direito de gargalhar, de andar descalço, tomar banho de chuva, lamber os dedos e soltar pum sem querer.
Mas perdemos peso!!! Já não pulamos mais no pescoço de quem amamos e tascamos-lhe aquele beijo estalado, mas apertamos as mãos de todos, ganhamos novos amigos, ganhamos um bom salário, ganhamos reconhecimento, honrarias, títulos honorários e a chave da cidade. E assim, vamos ganhando tempo, enquanto envelhecemos.
De repente percebemos que ganhamos algumas rugas, algumas dores nas costas (ou nas pernas), ganhamos celulite, estrias, ganhamos peso e perdemos cabelos. Nos damos conta que perdemos também o brilho no olhar, esquecemos os nossos sonhos, deixamos de sorrir, perdemos a esperança. Estamos envelhecendo.
Não podemos deixar pra fazer algo quando estivermos morrendo. Afinal, quem nos garante que haverá mesmo um renascer, exceto aquele que se faz em vida, pelo perdão a si próprio, pelo compreender que as perdas fazem parte, mas que apesar delas, o sol continua brilhando e felizmente chove de vez em quando, que a primavera sempre chega após o inverno, que necessita do outono que o antecede.
Que a gente cresça e não envelheça simplesmente. Que tenhamos dores nas costas e alguém que as massageie. Que tenhamos rugas e boas lembranças. Que tenhamos juízo mas mantenhamos o bom humor e um pouco de ousadia. Que sejamos racionais, mas lutemos por nossos sonhos. E, principalmente, que não digamos apenas eu te amo, mas ajamos de modo que aqueles a quem amamos, sintam-se amados mais do que saibam-se amados.
Afinal, o que é o tempo? Não é nada em relação a nossa grande missão. E que missão! Fique em paz!


terça-feira, 13 de maio de 2014

Última homenagem


Boa noite caros colegas e alunos do CEF 07 de Ceilândia.
 E com pesar que venho aqui informá-los sobre o velório da nossa querida aluna Drielly Santos e de seu irmão Guilherme.
O velório ocorrerá a partir das 14h na CAPELA 2 do cemitério de Taguatinga. E o sepultamento as 16h.
Contamos com vocês para prestarmos esta última homenagem

ESTAMOS DE LUTO

Senhores pais, caros alunos
Informamos que nesta quarta-feira, 14/05, não haverá aula. Motivo: estamos em luto pela morte brutal de nossa aluna Drielly Santos e seu irmão Guilherme.
Passaremos maiores informações tão logo formos avisados.
A direção

VÁ EM PAZ DRIELLY SANTOS



http://noticias.r7.com/distrito-federal/homem-mata-criancas-de-9-e-12-anos-no-df-por-causa-de-divida-de-r-40-com-irmao-das-vitimas-13052014

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Geração Digital

Atualmente, discute-se muito sobre a importância da acessibilidade digital. Internet e celular já são comuns no cotidiano de pessoas de diferentes faixas-etárias. A utilização e inserção desses meios de comunicação na vida de jovens e adolescentes têm acontecido cada vez mais cedo. Estamos falando de uma geração que recebe equipamentos tecnológicos antes mesmo de desenvolverem todas as capacidades cognitivas. Até que ponto o uso de celular e da internet é saudável?

Analisando a problemática, percebe-se que as atividades ao ar livre têm sido algo bem incomum entre crianças e adolescentes. As relações dos adolescentes estão muito mais baseadas no virtual do que no real. Algumas questões devem ser observadas com seriedade como, por exemplo, a exposição das crianças a práticas como a pedofilia, o cyberbullying, o distanciamento da família- no caso dos adolescentes-, problemas de saúde como o tecnoestresse- compulsão por tecnologia.

Contudo, se olharmos ao nosso redor, veremos que a tecnologia está presente em tudo. Com os benefícios dela, nos dias atuais, é possível realizar uma porção de coisas de forma prática, rápida e eficiente. Podemos discutir temas importantes, aproximar pessoas e culturas. Além de facilitar o acesso à fontes de pesquisa e  informação.




Os alunos do CEF 07 estão sempre conectados, mas com muita responsabilidade. E você, o que acha do uso constante das tecnologias? Com que freqüência as utiliza? Deixe-nos um comentário com sua opinião.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

CAPITÃO AMÉRICA 2 - O SOLDADO INVERNAL



SINOPSE

Após os cataclísmicos eventos em Nova York com Os Vingadores - The Avengers da Marvel, Capitão América 2: O Soldado Invernal encontra Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vivendo tranquilamente em Washington, DC e tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado, Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado, o Falcão. Contudo, eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado — o Soldado Invernal.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Pense nisso

Valorize o professor


  • Mostre que você admira a profissão do mestre de seu filho. Respeite e apoie o trabalho dele – afinal ele também é responsável pela Educação de seu filho. Ensine seu filho a ouvi-lo, acatá-lo e respeitá-lo. Se não gostar de um posicionamento do professor em relação a seu filho, marque uma conversa particular. Nunca tire a autoridade de um professor diante de seu aluno.


Fale conosco - Cef 7 de Ceilândia

Telefone: 3901-3725
Diretora: Rita de Cássia
Vice: Andréia Cristina

Visite nossa página no Facebook - Jornal Cef 7

clique no link e curta nossa página no facebook!

Calendário Escolar - SEEDF 2014

Calendário escolar

Quaisquer dúvidas favor acesse o link da Secretaria de Educação do DF
http://www.se.df.gov.br/http://www.se.df.gov.br/