segunda-feira, 19 de maio de 2014

Um olhar sobre a violência no Brasil

A palavra violência deriva do Latim ''violentia'' que significa ''veemência'', ''impetuosidade''. Ou seja, a violência se manifesta pela opressão, o abuso da força. É o constrangimento exercido sobre uma pessoa para obrigá-la a fazer ou deixar de fazer algo. Existem diversas formas de violência, em seus mais variados contornos.

A violência no Brasil é algo muito associado ao histórico da constituição da sociedade brasileira, por fatos como escravidão, colonização mercantilista, coronelismo, oligarquias e um Estado caracterizado pelo autoritarismo burocrático. Mas esses fatos não servem para explicá-la em sua totalidade, pois há mais fatores que colaboram para a manutenção dessa prática. Um exemplo, é o poder público que mostra-se ineficaz e despreparado para enfrentar essa calamidade social.

Violência não existe só nas camadas mais baixas, ela cresce com a conivência de grupos das polícias, representantes do Legislativo de todos os níveis, inclusive, de autoridades do poder judiciário. As causas da violência são associadas, em parte, a problemas sociais como miséria, fome, desemprego. Mas nem todos os tipos de criminalidade derivam das condições econômicas.

Além disso, um Estado ineficiente e sem programas de políticas públicas de segurança, contribui para aumentar a sensação de injustiça e impunidade, que é, talvez, a principal causa da violência. 

Após a perda de uma colega de escola, os alunos do CEF 07 vieram para uma aula especial sobre violência e mandaram seus recados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário