quarta-feira, 17 de setembro de 2014

TOQUE ESPECIAL!!!!

Hoje  nossa escola recebeu uma visita muito especial como parte das atividades da SEMANA DA INCLUSÃO: A BANDA TOQUE ESPECIAL!!!

Abaixo um pouco sobre o histórico da banda...
retirado de http://bandatoque.blogspot.com.br/

Um Trabalho de conscientização e oportunidade de resgatar valores de solidariedade, justiça, auto-estima e que promove a integração de alunos portadores de necessidades especiais (deficientes físicos, mentais e visuais) na sociedade proporcionando-os dignidade e cidadania.
            O presente trabalho é resultado de anos de acompanhamento desenvolvido com os portadores de necessidades especiais, onde através do estudo sistemático e especializado de música, que ajuda o portador a ter habilidades de concentração, criatividade, coordenação motora, sensibilidade e, principalmente é de caráter auxiliador no tratamento da sua deficiência.
            Por muitos considerados até incapazes, insensíveis, mesmo assim insistem e, aos poucos vão mostrando que através de instrumentos e vozes são capazes de superar suas limitações.
            Eles tocam trombone, trompete, lira, tarol, surdo, bateria, guitarra e outros. Começaram a escrever sua história, por onde passam contagiam seu público de emoção arrebatando-lhes aplausos e até lágrimas.
            Este trabalho sobrevive de venda de camisetas e apresentações feitas por este grupo. Há também, doações feitas por pessoas e entidades que querem ajudar no desenvolvimento e sucesso do trabalho.
            Referências de apresentações.
            UNB, Faculdades CEUB, Católica, AD1, Objetivo, Santa Terezinha, Teatro Nacional e FAC (brinquedoteca).











segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Semana da Inclusão 2014



Inclusão para todos

Em cinco anos dobrou o número de alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares do país. A inclusão deve continuar a crescer e as redes precisam estar prontas para receber bem esses estudantes com ações que vão da melhoria dos espaços físicos à mobilização da comunidade escola

Para a responsável pela educação inclusiva em Florianópolis, é um mito pensar que a escola precisa antes se preparar para somente depois receber as crianças com deficiência. "Foi só quando trouxemos todas as crianças para nossa rede que percebemos quais as barreiras que existiam para que elas pudessem ter seu aprendizado garantido", conta Rosângela. A prefeitura detectou as necessidades da rede e fez uma parceria com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para conscientizar os profissionais sobre acessibilidade. "Os arquitetos e engenheiros se diziam despreparados para promover as mudanças." 




Estudar, por que e para quê?


Sempre surge a pergunta, por que estudar?
Como se fosse preciso explicar o porquê.
Estudamos para aprender o que não sabemos
E através do estudo vamos buscar o conhecimento necessário.
Quando adquirimos saberes, ninguém nos tira, é eterno.
Hoje vivemos num mundo globalizado e rápido
Tão rápido, que a tecnologia chega nos atropelando
E se não quisermos ficar perdidos no tempo
Precisamos buscar formação, atualização dos fatos cotidianos,
Pois vivemos em uma sociedade competitiva e restrita,
Onde não só o conhecimento é avaliado, mas a formação adquirida.
Não importa a profissão acatada e sim a qualificação alcançada.
O estudo faz parte da especialidade que cada ser humano quer atingir.
Onde e com quem se busca este caminho, que não seja na escola?
Sim, tem vários meios para se alcançar nossos objetivo e metas de aprendizado,
Mas a escola é um caminho que pode nos dar sustentação e amparo,
Pois nela temos educadores comprometidos com o futuro dos nossos educandos,
Com o objetivo de prepará-los para a vida, mostrando a realidade do mundo lá fora.
É preciso saber que o estudo é o melhor investimento que o ser humano pode se dar,
Sem ele, não teremos “educação”, “qualificação”, “disciplina” e “conhecimento”.
Estudar, porque é preciso. Para quê? Para ter o que mostrar e provar a si mesmo!

Clair  02/03/2008
Clair Edelweiss

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

As TICs na prática pedagógica

A Tecnologia é a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano. 
O professor deve aprender a ler e a escrever as diferentes linguagens, e as diversas técnicas de informação e de comunicação, assim como as distintas representações usadas nas diversas tecnologias. 

A identidade do docente como ator e autor, se estabelece no sentido de ser professor, e confere à atividade docente no seu cotidiano a partir de seus princípios e dos seus valores, o modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações e saberes, e de sua rede de relações com outros funcionários da educação.

Ciclo de Oficinas Técnicas - NTE



O NTE Ceilândia oferece no mês de setembro o "Ciclo de oficinas técnicas", com o objetivo de oferecer subsídios para que as escolas possam resolver pequenos problemas técnicos nos laboratórios de informática oriundos do Programa Proinfo.
Serão quatro encontros (um por semana) no laboratório de informática do NTE Ceilândia, nos seguintes dias e horários, conforme o turno escolhido no momento da inscrição: