sábado, 21 de julho de 2012

VOLTA ÀS AULAS - 25 DE JULHO

FIM DO RECESSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS


As férias são o momento do ano mais esperado por todas as crianças. Não há um baixinho que não torça por sua chegada! Para elas, ruim mesmo é voltar para escola!
No entanto, julho está quase acabando e já é hora de seus filhos retomarem as atividades escolares. Mas o que fazer para contornar as dificuldades da volta às aulas?
Fim das férias de julho: como lidar com a volta às aulas?
Em primeiro lugar, converse com seus filhos sobre a importância de voltar para escola, assim como a necessidade de cumprir com suas obrigações diárias. As férias trazem uma maior liberdade de horário, por isso devem ser encaradas como bônus por cumprirem seus afazeres durante grande parte do ano, e não como uma situação permanente.
A criança deve entender por que precisa estudar, e a partir disso, talvez comece a encarar o momento do aprendizado de maneira diferente. Tente explicar a ela que para realizar seus sonhos futuros, como ser médico, advogado ou piloto, deve se preparar intelectualmente na escola.
Um pouco antes das aulas começarem, tente controlar horários, principalmente se a criança tiver entre quatro e oito anos. Ela deve se acostumar novamente a dormir, acordar e realizar as refeições no mesmo horário de antes. Uma dica é caprichar na programação do despertador , criando testes antes do início das aulas. Ou até mesmo dando um modelo infantil de relógio com alarme  para a criança aprender a se programar. Procure alinhar essa rotina de maneira não arbitrária, fazendo com que ela mesma sinta a necessidade de organizar as tarefas de seu dia a dia. Dessa maneira, a volta às aulas será bem mais tranquila!
Uma boa maneira de estimular a reentrada na rotina escolar é promover uma renovação no material, com mochila de seu personagem preferido ,tênis novos  etc. E para os pequenos que há pouco iniciaram sua vida escolar, um recado para os pais: o transporte dos pequenos precisa seguir ás normas atuais, ou seja, cadeirinhas e assentos de elevação  são obrigatório para crianças com menos de sete anos e meio. Confira todos os detalhes aqui. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário